quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Ola meus caros leitores se estão a ler isto é a primeira vez que mostro o conhecimento a toda a gente do mundo por isso vamos começar a primeira lição
A primeira lição de cn é para os 9ºano mas só para estas matérias que querem ouvir e não é obrigação
Conceito de saúde
Em 1º lugar vamos de falar de um pouco de história
vocês sabiam que o conceito de saúde não foi sempre entendido como hoje o concebemos.
Nas antigas civilizações pensavam que as doenças eram influenciadas por entidades divinas como deuses ou espíritos maquiavélicos. Nessa altura não existia médicos , apenas curadeiros ou feiticeiros , eles achavam que a doença era um problema de alma . Isso foi mais usado nas antigas Grécia e Roma que pensavam que existiam quatro líquidos corporais "os humores":
-o sangue
-a bílis amarela
-a bílis negra
-a fleuma
A doença resultava do desequilíbrio destes 4 humores provocados por forças exteriores ,como as estações do ano , o ambiente e o estilo de vida da pessoa.

Século V-IV a.C.

Na Grécia antiga, um médico chamado Hipócrates revolucionou o conceito de saúde lançando a teoria que "As doenças não eram culpa dos divinos mas sim de causas naturais"

Com Hipócrates , a medicina afastou-se das práticas mágico-religiosas e passou a basear-se na observação direta do doente e no raciocínio dedutivo.

Século XVI

A partir deste século , a observação do interior do corpo humano através da dissecação de cadáveres permitiu ampliar os conhecimentos de anatomia e de fisiologia e a partir dai o corpo humano passou a ser encarado como uma máquina.





 
E com isso permitiu descobrir como curar essas doenças e a origem delas.
Uma das maiores descobertas foi da relação entre os microrganismos  e doenças como a tuberculose, a raiva ou a cólera . 

Sem comentários:

Enviar um comentário